Esforço
- MIND4TIME Productivity Consulting
- 7 de mar.
- 2 min de leitura

"Agora tenho mesmo de me esforçar para ficar num estado mais zen e mais relaxado!
Tem mesmo de ser!!!"
Quem nunca?
Forçarmo-nos a estados mentais mais leves, despreocupados e mais contemplativos, não é algo que se possa planear. Não podemos guardar na nossa agenda uma slot para que isso aconteça. "Na 5ª das 11h às 12h vou estar fechado no meu escritório para poder estar mais zen!" Pois, até podia ser interessante, mas não funciona assim.
Temos de aprender a conviver com as duas personagens que habitam em nós: O Jack e o John (Para quem tiver curiosidade, sugiro lerem o livro “Reinvente-se" do Gonçalo Gil Mata).
O Jack vai querer sempre comandar o barco, qual Jiminy Cricket a falar-nos ao ouvido: "Agora tens de fazer isto! Se não fizeres agora vais esquecer-te!!!! Tu vê la!!!", "O quê???? Vais com este casaco a esta reunião??não pode ser….", "Atenção, não feches os olhos…a sesta é só para os domingos e se não tiveres mesmo mais nada para fazer!!!!"
O que o Jack quer, é pôr a bandeirinha no cimo da montanha! Sucesso alcançado!
O John vive o momento presente, no aqui e no agora. Está lá, a ouvir-nos. Saboreia a vida e consegue momentos de grande atenção e flow.
O John escala a montanha, com um enorme prazer e até se esquece de levar a bandeira porque para ele isso não importa.
Precisamos destas duas personagens no nosso dia a dia: Uma faz avançar os projetos e lida bem com a pressão e a outra dá-nos momentos de lucidez e tranquilidade quando precisamos. Mas precisamos dos dois para melhorar a nossa performance!
Quem "habita" mais em si? O Jack ou o John?
Numa próxima vez em que estiver realmente a sentir e observar o que se passa à sua volta, permita-se fazer uma pausa e apreciar o momento. O John gosta de aparecer sem avisar.
Jack and John, por Dulce Silva.
Comments