top of page

Lideres

  • Foto do escritor: MIND4TIME Productivity Consulting
    MIND4TIME Productivity Consulting
  • 7 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 10 de mar.




Líderes agressivos e que não olham a meios para atingir os seus objetivos são estranhamente premiados na nossa atual civilização. Porque, de facto, vencem mais. Vencem eleições, decidem geopolítica, ganham campeonatos e governam as nossas empresas - para deleite dos acionistas que com isso ganharão mais.


Não desresponsabilizando o indivíduo, tenho por hábito colocar o ónus comportamental no sistema… Todos temos alguma responsabilidade na construção do que vale pontos no sistema. Na sua promoção. Na educação das nossas crianças.


Sejamos factuais: adoramos vencedores. Idolatramos os Ronaldos, vibramos com os campeonatos, competições, medalhas, recordes, jogos Olímpicos, Óscares, comparamos carros, casas, férias e likes… enfim, por todo o lado cultivamos a superioridades, a comparação, a supremacia, o “melhor”.


O que, em princípio, seria supostamente bom, para cultivar melhoria, mas também tem o seu risco: premiar os bullies. Os que ganham à força.


Estará esta obsessão com a vitória a distorcer os nossos valores?

A criar uma mentalidade de “o que interessa mesmo é ganhar”, a qualquer custo?

Deveríamos premiar melhor a cooperação, a complementaridade, a sustentabilidade, o sentido comunitário, a visão a longo prazo?


Todos somos responsáveis por um mundo onde os “Trumps” ganham mais campeonatos.ham mais campeonatos.

 
 
 

Comments


bottom of page